Os anos iniciais: 1973-1977
A Faculdade de Educação da UFMG foi criada pela Reforma Universitária de 1968, e se constituiu pela transformação do Departamento de Pedagogia e Didática da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, que até então tinha o objetivo de formar professores para os segmentos que hoje se denominam ensino fundamental e ensino médio. A nova Faculdade desdobrou-se em vários departamentos com objetivos ampliados: além da docência para a formação de professores, o desenvolvimento da pesquisa e de atividades de extensão na área da educação, novos objetivos atribuídos às Universidades pela Reforma Universitária de 1968. Esses novos objetivos levaram a UFMG a estimular a criação de cursos de pós-graduação a fim de criar condições para a formação de pesquisadores e o desenvolvimento da pesquisa.
Coube a mim, até então inteiramente absorvida na estruturação da nova Faculdade de Educação, assumir, em 1973, o encargo de elaborar o projeto de pós-graduação em educação da FaE e coordenar sua concretização. O grande desafio foi, além de estruturar um currículo organizado em subáreas do campo da educação, compor um corpo docente qualificado em nível de doutorado ou pelo menos de mestrado, pois a recém-criada Faculdade de Educação, constituída a partir de um departamento de formação de professores, não tinha professores pós-graduados em número suficiente para compor um curso de pós-graduação. As estratégias foram trazer de volta à Faculdade professores doutores colocados à disposição de outras instituições, conquistar alunos que estavam em final de formação em curso de doutorado em universidades que se tinham antecipado na criação de cursos de pós-graduação (PUC/SP e UNICAMP), ou em universidades do exterior. Com o grupo assim formado, em sucessivas reuniões e seminários conseguimos construir o projeto de Pós-Graduação em Educação da FaE-UFMG, inicialmente em nível de Mestrado, aprovado pelo Conselho Federal de Educação em 1973. Coordenei o curso até que se consolidasse; em 1977 elegemos nova coordenação, e a partir de então permaneci como professora do curso até a aposentadoria. Em 1991, tivemos condições de criar o Doutorado.
Na comemoração dos 50 anos da PPGE da FaE-UFMG, graças a seu funcionamento ininterrupto, seu permanente crescimento e a excelente avaliação que vem tendo ao longo dos anos, podemos afirmar que nossa Universidade tem hoje um curso de Pós-Graduação em Educação de alta qualidade, contribuindo significativamente para a construção e a socialização de novos conhecimentos. Atrevo-me a confessar que me orgulho de ter participado de sua criação e de seu crescimento.
Magda Soares
Coordenadora do PPGE
(1973-1977)